Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Na mídia - A Metamorfose

Luiz Felipe Botelho, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro e vídeo, descreve A Metamorfose em seu blog "Liperama".



A célebre criação de Franz Kafka ganhou mais uma versão para o teatro através do Núcleo de Pesquisa do Teatro Experimental de Arte (TEA), de Caruaru. Nesta releitura Gregor Samsa, o homem que pouco a pouco muta-se em uma barata, não é o narrador da história.

    O destino do personagem nos é revelado pelas suas mãe e irmã, interpretadas por Juliana Cristina Soares e Geysiane Pereira de Melo. A direção de Fábio Pascoal reconstrói a claustrofóbica narrativa através de um ritmo lento e de silêncios preenchidos pela ansiedade das personagens, tornada visível através de cuidadoso trabalho de contenção de gestos e emoções.

    O desafio do minimalismo interpretativo assumido pelas duas jovens atrizes – no qual a Mãe mostra maior domínio - contrasta com a meticulosa reconstituição de uma copa, onde uma cafeteira ferve sobre a chama azulada de um fogão real. A ação que se dá em semelhante cenário evoca a apatia, as grandes dores e pequenos prazeres da intimidade burguesa, bem como o que disso nos toca a todos. Belo e inquietante, este A metamorfose não trai a obra que o originou.

Link do Blog: Liperama